quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Fear of the dark

Não, não vos venho aqui falar da música dos Iron Maiden (mas se quiserem ouvir, fica aqui o link ^^ Eu cá acho que vale a pena darem uma espreitadela/"ouvidela" =P ). Vou mesmo falar do meu medo do escuro. E da estranha maneira como o ultrapassei.

Quando era pequena (isto é, mais pequena, que ainda sou uma "amostra de gente" ^^ ), tive um problema nos ouvidos. Não vos posso dizer, com certeza, o que era, mas foi provocado por otites sucessivas e mal curadas. Claro que, de início, era o "deixa andar" e "isto cura-se". Até ao momento que comecei, progressivamente, a deixar de ouvir. Então a minha avó levou-me a um otorrino. E bem... foi bastante complicado.

O tratamento durou anos e custou uma pequena fortuna. As dores eram... incomportáveis. Se não fosse a diligência da minha avó, agora estaria, muito provavelmente, surda. Foi quase um milagre conseguir salvar o ouvido direito. Ainda assim, ouço bastante mal mas, com o tempo, aprendi a disfarçar. Pode parecer estranho, e não é algo que consiga explicar, mas tenho vergonha da minha fraca audição. É quase como admitir que sou menos que as outras pessoas. Tenho razões para me sentir assim? Claro que não. Mas o ser humano é demasiado complicado para ser definido.

Foi um período negro. Não tenho grandes recordações dessa altura, mas há uma que nunca me deixará. É uma das minhas memórias mais antigas. Deveria ter uns quatro anos de idade. As dores de ouvidos que tinha eram tantas, que acordei a meio da noite aos berros e a chorar de uma maneira que parecia que me estavam a matar. Foram as piores dores que já senti. Já tive dores de dentes, que se ouve dizer por aí que são as mais difíceis de suportar (é curioso que, nestas situações, nunca se falam das dores de parto… mas eu essas nunca senti), mas nada se compara com a sensação de que os nossos ouvidos estão a ser perfurados, esborrachados e feitos em papa, e que, graças a isso, a nossa cabeça vai explodir. Não para mim. Há anos que não sinto nem nada parecido, mas mesmo assim, nunca me esqueci da sensação que aquela dor me proporcionou. E não é uma memória que goste de revisitar.

Lembro-me também que, depois de alguns minutos de berreiro, tomei noção de que estava sozinha e às escuras no meu quarto. As dores eram de tal ordem, que nem dei conta do que rodeava. E tive medo, não apenas das dores, mas da penumbra completa que era o meu quarto. Nessa altura ainda tinha medo do escuro, como muitas crianças dessa idade. Mas as dores eram tantas e tão desesperantes que suplantaram o medo do escuro que, depois disso, nunca mais voltou. Estranho constactar que uma dor tão excrusciante me fez perder uma fobia. Pena foi quase ter ficado surda à conta disso.

Os seres humanos são mesmo estranhos.

Ide masé ouvir a música dos Iron Maiden =P

7 comentários:

  1. Olha eu oiço bem como tudo, acho que é por não ver boi à frente, apurei a audição. No entanto quando era mais miúda tive umas quantas otites e sim filhinha, que dores terríveis, compreendo-te perfeitamente. Também tinha muito medo no escuro (ainda tenho à vezes), que me provocou até um sonanbulismo em certo periodo da minha vida. Perdi o meu medo do escuro ao ler Brida do Paulo Coelho. E não gosto nada do Sr., mas agradeço-lhe me ter tirado o medo.

    ResponderEliminar
  2. Já tive medo do escuro, não sei porquê nem como superei. Mas foi durante bastante tempo e tive até de dormir com uma luz de presença daquelas de ligar à corrente. Em relação à fraca audição, já fui operado aos ouvidos e confesso que não fez grande resultado. Curiosamente, o meu padrasto também tem problemas de audição, o meu padrinho não ouve quase nada (apenas com ajuda do aparelho auditivo) e o filho do meu padrinho a mesma coisa. Enfim...gostei de conhecer mais uma característica sobre ti =P

    ResponderEliminar
  3. Conquistaste-me com o primeiro paragráfo, não fossem os Iron Maiden a banda da minha vida e a Fear of The Dark uma das maiores músicas de sempre.
    Eu tive medo do escuro, também. Devia ter uns 5 anos e vi que ia dar o Chucky na televisão. Na altura não percebi que era um filme de terror, como é que um filme com um boneco poderia ser mau? Claro que ninguém me queria deixar ver. "Não é para a tua idade!" Mas que raio, eu gostava de bonecos e não era para a minha idade? Esgueirei-me da cama e fui para a sala ver. Bastaram os primeiros minutos para me deixarem em pânico e andar meses a sonhar com o maldito boneco. As crianças são mesmo parvas x)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo perfeitamente o que achavas da Hermione, porque eu senti isso também. Talvez até ao quarto ou quinto livro não ia à bola com ela. Mas depois mudou, comecei a gostar da força dela. Eu acho que também sempre gostei do Snape, porque no início dos livros achava o Harry um sem-sal do caraças, então achava piada que ele não gostasse dele. O meu coração partiu quando li a verdade. Nhaiii, tenho que reler esta saga ASAP porque já não me recordo bem de tu.

      Eliminar
  4. Quando era puto borrava-me de medo quando tinha que ir dar de comer ao cão (que "vivia" preso à porta da capoeira), a seguir ao jantar. E quando havia trovoada é que era bonito... eheheh
    Mas uma vez tive uma dor de ouvidos tão forte (não fiquei a saber se era otite, porque naquele tempo só os ricos é que iam ao médico) que me mandaram a casa de uma irmã mais velha que estava a amamentar, porque diziam que o leite de uma mulher fazia bem. Acho que foi maior a vergonha de pedir à minha irmã que me deitasse leite no ouvido, do que a dor e o medo do escuro juntos eheheh

    ResponderEliminar
  5. ooooooooooooooooh não é sobre a música? Eu gosto é da versão ao vivo ^^

    Bem... dores de ouvido e dentes são as piores mesmo! Contudo as dores de rins também são (e passo a expressao) foda pra xuxu...

    ResponderEliminar
  6. Ahah, adorei o primeiro parágrafo :P Fear of the Dark foi a primeira música deles que ouvi e com a qual me tornei fã ^^
    Acho que nunca tive medo do escuro. Sempre gostei de dormir num quarto completamente às escuras (e ainda gosto xP). Mas a minha irmã era uma medricas de primeira e tinha que dormir ou com a porta do quarto entreaberta, ou com uma luz de presença...e eu tive que aturar isto na altura em que dividíamos o quarto --' Não gostava nada...eu precisava de escuridão total para adormecer xD
    Quanto às dores de ouvidos, também nunca sofri muito com isso, e até tenho uma boa audição (para compensar os meus problemas de visão e o meu olfacto muito pouco apurado xD). Mas as dores de dentes são completamente horríveis >.<

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)