sexta-feira, 11 de setembro de 2015

When you're just living your life =P

Estou a ficar seriamente preocupada.

Este mês, as minhas contas em redes sociais têm sido invadidas de fotos e notícias devastadoras: é só pessoal a casar. Não vou mentir: abomino a instituição do casamento (por questões pessoais, ainda que não seja contra quem o faça. Cada um sabe de si, e eu sei que não quero casar). Desde muito nova que tomei a decisão de que "casar" não é assinar um contrato. Como a minha avó muito sabiamente diz, não é num papel que se vai encontrar amor. Mas, de novo, esse é um passo que cabe a cada um decidir se está preparado para dar ou não, e quem está de fora só tem que aceitar, quer a decisão seja positiva ou negativa.

A questão que eu coloco a mim mesma, depois de uma pandemia de fotos de amigos e colegas que ficaram noivos, que casaram ou que foram aos casamentos de outras pessoas, tudo isto em poucos dias, é a seguinte: (palavrão) já tenho 25 anos.

É assustador quando dás por ti e vês que, à tua volta, está toda a gente a dar o nó (alguns, talvez, ali pela zona do pescoço... =P ) ou muito perto disso. É um misto de sensações. Por um lado, percebes que já és adulto e que ainda vives como se fosses um miúdo, e isso é bom, porque o que importa realmente é ter um espírito jovem; por outro lado, é como se fosses ficando para trás. Ainda há uma grande pressão social e familiar, na generalidade, sobre a ideia de, chegando a uma determinada idade, a ordem natural das coisas ser casar ("ajuntar" não, apesar de já ser encarada como uma coisa "aceitável", quanto mais não seja porque é mais barato - assim ao estilo tuga hipócrita), ter filhos e todas aquelas coisas que os nossos pais fizeram, talvez até mais novos do que nós.

Certo é que, para aqueles que decidiram e puderam estudar até mais tarde, e investir numa (possível) carreira, tudo isso fica para mais tarde. Mas ainda assim, não deixo de ter 25 anos e, à minha volta, o círculo de amigos/colegas/conhecidos transfigura-se de uma forma assustadora: para os que já terminaram ou estão para terminar a sua formação académica/profissional, o próximo passo é estabilizar... e isso significa casar e ter filhos. Aqueles que decidiram ficar pela escolaridade mínima obrigatória... já têm família. Se assim não for, lá começam as perguntas inconvenientes do "e para quando o casamento?" ou "com essa idade já podiam 'mandar vir' um menino!" e outras tretas que tais. Continuo-o a olhar para mim ao espelho, e ver que não tenho idade para essas coisas. Respeitem a minha opinião, sim? Não tenho pachorra. Já me basta ver fotos de copos de água, e eu toda fogo-de-artifício por ter comprado uma t-shirt de Star Wars.

Devia ser proibido crescer.

8 comentários:

  1. Sinto o mesmo. Este ano uma familiar minha casou e foi o suficiente para fazer acordar o monstro do 'e tu quando casas? olha que já és mais velha do que a noiva! o casamento é caro, mas com o que os convidados dão paga-se. bla bla bla. Não me importava de casar, mas não faço questão. Neste momento considero um desperdício de dinheiro, mas um dia não sei. O que abomino, como tu, é a pressão. Eu tenho quase trinta anos, mas sinto-me como se tivesse dezassete. Não me sinto preparada para ter filhos, por exemplo. E não sinto que a minha vida profissional já me permita essa aventura. Portanto, compreendo-te. :)

    ResponderEliminar
  2. Como te entendo... Resolveu tudo começar a casar-se! Amigas próximas incluídas, Uma agora diz que é em 2017, bem andaram loucas 3 dias seguidos só se falou nisso. Se calhar foram mais é que optei por ficar em casa lol

    ResponderEliminar
  3. Eu já tenho sentido isso desde há uns 2 anos (e sou mais nova do que tu). Primeiro, as miúdas que nunca ambicionaram um emprego melhor do que trabalhar numa pastelaria começaram logo a parir crianças ainda eu era caloira na faculdade. Agora, à medida que vão acabando as licenciaturas vão-se casando. Mas como cada um vive como quer, isso não me choca. O que me choca é mais que acho que algumas pessoas abdicam que ter uma vida melhor para isso. Tenho amigos (conhecidos, vá) que casaram assim que acabaram o curso, e como obviamente ainda não tinham muita liberdade económica, ficaram a viver em casa dos sogros, na terrinha, onde também não conseguem encontrar emprego na sua área, portanto deduzo que nunca mais vão conseguir evoluir muito. Eu acho isso triste.
    Quanto a mim, quando me começarem a falar de casório, eu hei-de ter resposta na língua como sempre tive para tudo :P

    ResponderEliminar
  4. Depois existo eu, que não quero crescer para não ter esses problemas. Se bem que às vezes me apanho a pensar se algum dia vou ter mesmo esses problemas ou não, o que definitivamente, não quero...por agora. xD Uma coisa que a mim me choca muito é ver raparigas e rapazes da minha idade, um bocado mais novos ou mais velhos também, já pais e felizes da vida. Eu se tivesse um filho/a com esta idade...não o dava para a adoção, não xD...mas também não ia gostar da ideia. Tenho muito para viver. Mas pensa assim: até aos 30 ainda és nova =P A partir dos 30 podes começar a pensar em fraldas e coisas do género. Afinal, já não estamos no século vinte onde o normal era casar aos 18 e ter os filhos aos 20-25. Estamos no século 21!

    r: Tiveste problemas com algum companheiro de casa? E sim, estou a pensar no domingo, quando lá estiver e tiver as coisas mais ou menos arrumadas mostrar o meu novo "spot" =P

    ResponderEliminar
  5. A instituição "casamento", cada vez me diz menos. Se eu tivesse menos os 25 anos que tu "já" tens, provavelmente não me casava. O amor e a felicidade não se concretiza num papel e deve ser muito mais divertido amar e ser feliz a prestações do que a pronto pagamento. Poder levantar de manhã e dizer: olha, hoje não me apetece amar nem ser amado. Hoje prefiro ser feliz (lol).

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pela parte que me toca. É normal que estejam a casar. Os objectivos também podem ser diferentes dos teus. Ajuntar está na moda... mas não digas a ninguém! XD

    ResponderEliminar
  7. Sabes o que nos lembramos mais quando nos atinge esse sentimento? É uma imagem muito divulgada pela internet que diz algo na linha do : Nos casamentos não paravam de me perguntar quando eu faria o mesmo, e eu comecei a fazer o mesmo nos funerais" HAAHAHHAHAHA
    Toda uma situação!

    - Ela e Ele, do blogue de casal.

    ResponderEliminar
  8. Também não me sinto com idade para isso xD Tenho 23 anos e às vezes sinto-me como se nem tivesse 20... Acho sempre que ainda sou tão nova para me casar e tal, talvez por ainda ser estudante. E fico sempre feita parva quando sei que alguém da minha idade (ou mais novo) se vai casar ou está grávida. Eu também não me quero casar, e sempre disse que não iria ter filhos (ainda hoje o digo), por isso acho que me vou sentir eternamente jovem. O que é fantástico xD E ainda há pouco tempo também fiquei toda "fogo-de-artifício" (adorei a expressão xD) por ter comprado uma t-shirt dos Nightwish (que eu adooooro *-*) xD

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)