domingo, 2 de julho de 2017

Movies in Concert, da Lisbon Film Orchestra

Há alguma semanas, eu e o Moço fomos ao Movies in Concert, da Lisbon Film Orchestra, que decorreu no Coliseu do Porto. Foi completamente por acaso que me deparei com o evento nas redes sociais, e foi unânime que seria um óptimo programa para os dois.


Este ano, por ser o 10.º aniversário da Lisbon Film Orchestra, o espectáculo foi no Porto, ao invés de tomar lugar na capital. Durante o concerto, que durou cerca de 100 minutos, 54 elementos foram dirigidos pelo Maestro Nuno de Sá e presentearam a plateia com as bandas sonoras de diversos filmes icónicos da historia do cinema. Durante os pequenos intervalos, o jornalista Mário Augusto apareceu para deixar algumas notas e curiosidades sobre os filmes em palco e a cantora Ana Margarida (que interpreta "Já Passou", da versão portuguesa de Frozen) deu voz a algumas músicas.

Os filmes "em cartaz" foram:
  1. Star Wars
  2. Superman
  3. Forest Gump
  4. Back to the Future
  5. La La Land
  6. The Lord of the Rings
  7. E.T.
  8. 007
  9. The Schindler's List
  10. Harry Potter
  11. Paradiso
  12. Indiana Jones
  13. Mission Impossible
  14. Pirates of the Caribbians
Encore:
  1. Chicago
  2. Star Wars - The Imperial March

Como podem ver, foi escolhido o início perfeito, com a música de abertura de Star Wars, mas confesso que isso fez-me ficar um pouco triste porque não iria ouvir a Marcha Imperial... Claro que (felizmente!), estava enganada =P

Todos os filmes, como podem ver, são extremamente conhecidos e marcaram várias gerações, cujos símbolos/ logos foram projectados numa tela atrás da orquestra durante o concerto. Algumas das actuações contaram com músicas específicas das bandas sonoras das longas metragens em questão, como no caso de Star Wars ou Paradiso, outras eram medleys, como as de Lord of the Rings ou Chicago. Por vezes fechava os olhos para revisitar cenas de alguns desses filmes na minha cabeça. Houve sentimentos "a acontecer" a todo o momento. A actuação de Harry Potter chamou por diversas memórias, por todas as razões e mais alguma. No entanto, foi a música de The Schindler's List que mais me emocionou. Apesar de nunca ter visto o filme, tal não foi preciso para tocar "bem cá no fundo", quase me levando às lágrimas. Mas as interpretações que mais gostei, aquelas que me fizeram saltar da cadeira a cada acorde, foram o medley de Pirates of the Caribbians... and the Imperial March, of course!!


Como disse acima, por totalmente por um acaso que soube da existência deste espectáculo, ainda para mais aqui tão perto. Tenho ideia que a cultura não é coisa que importe muito... mas isso é uma coisa minha. Tal podia ser notado pelo facto de cerca de metade dos lugares sentados do Coliseu estarem vazios. Mesmo assim, a Lisbon Film Orchestra deu um concerto espectacular e só posso dizer que, se são daqueles que adoram música e filmes, perderam uma noite e pêras!

Infelizmente, apesar de ter conseguido bilhetes para este espectáculo fabuloso, o mesmo já não me foi possível para o último concerto dos HIM em Portugal. A banda vai desmembrar-se e esta seria a minha última oportunidade para os ver ao vivo, coisa que nunca consegui. Por isso, assumi o compromisso de ir vendo, com alguma regularidade, os sites de vendas de bilhetes online. Bem sei que uma coisa não compensa a outra, mas assim faço mais por mim e um pouco pela cultura, da qual eu preciso em largas quantidades.

Se alguma vez a Lisbon Film Orchestra voltar ao Porto, ou alguma cidade cá pelo norte, com certeza irei vê-los com o mesmo entusiasmo. Ou talvez mais! =)

4 comentários:

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)